05 dezembro 2007

What we are & Who we are


Interrupção nas imagens das conferências de Serralves para uma breve apresentação/descrição do projecto que estou a desenvolver no IPATIMUP (www.ipatimup.pt/),  iniciativa esta, promovida no âmbito do Programa Rede de Residências: Experimentação Arte/Ciência/Tecnologia (www.cienciaviva.pt/divulgacao/arteeciencia).


Conceito

Desenvolver-se-á no sentido da construção de um trabalho final de teor artístico/cientifico, tendo por conceito a biologia do ser humano, representado através de imagens de células/genes/moleculas que o traduzam a nível visual. Perceber o que sou, o que somos, através de ferramentes que pertencem ao território da ciência e da tecnologia, possibilitando através deste conhecimento, que possa ser usado numa vertente artística, plástica e visual.




A ideia geral é através da biologia moderna, saber mais em relação aquilo que somos biologicamente, geneticamente e a nível celular, e como essa informação se traduz (ou não) no que realmente somos. Como a biologia humana, a ciência da vida, influência a nossa identidade. Interessa-me investigar, analisar principalmente a imagem, a imagem visual, cromática, compositiva e artística do que é a biologia de células, moléculas e genes. Não menos importante é a investigação da parte teórica que será uma mais valia para todo o processo de trabalho.
Pretendo também, se possível, que me possam fazer análises às minhas próprias células, ADN e outros testes que se mostrem importantes o desenvolvimento do projecto. Usando então estas como parte integrante e importante do processo de trabalho do projecto.
Um dos objectivos primordiais é a possibilidade de troca de experiências entre o território artístico e o territorio científico e vise-versa.
Conciliando a expressão compositiva dos genes, criando esculturas através de imagens de células da sua interação e cultura, a pele como orgão da imagem exterior que é o ser humano, a memória individual e colectiva.
Interessa-me aproveitar a expressão visual inerente à imagem cientifica e manipulá-la artiscamen
te.

Sem comentários: